quarta-feira, 8 de junho de 2011

YIN YANG você já ouviu falar?

Inverno quase chegando, começam a surgir os problemas respiratórios, gripe e resfriado, mal estar, dores no corpo...o que acontece com o nosso corpo?
Eu sei bem o que é isso (estou nessa fase), sei também que muitas de vocês conhecem esses sintomas terríveis...
A vida é uma conexão entre o YIN e YANG que tocando-se um ao outro são a base de toda a vida, tudo no universo possui características yin yang.
YIN corresponde ao que é escuro, frio, úmido, macio, receptivo, feminino e que afunda.
YANG corresponde ao que é claro, quente, seco, duro, ativo, masculino e que flutua.
Os aspectos do corpo humano podem ser divididos em yin e yang e quando estamos em plena saúde essas duas forças estão em equilíbrio.
As comidas gordurosas, condimentadas e quentes elevam o yang no corpo, estressa o fígado e agrava doenças produzindo fleuma (muco).
Os alimentos frios, crus e frescos elevam o yin agravando as condições de frio na má circulação e digestão acompanhadas de desarranjo intestinal.
Alimentos YANG-carne vermelha, frituras, pimenta, alho, canela,café, vinho tinto, wisky, alimentos assados e grelhados, carneiro, legumes com raíz, grãos cozidos.
Alimentos YIN- sorvete, bebidas geladas, bebidas doces, refrigerante, sal, mariscos, sal, melão, comida crua e fria, pepino, banana, alface.
Sinais diversos de YIN e YANG: (esses sinais representam que há uma alteração dessas energias em um só sentido, ou seja, yin e yang devem estar sempre em equilíbrio)
YIN- quietude, relaxamento, lentidão, doença crônica, sensação de frio, corpo e membros frios, sonolência e apatia, depressão, face pálida, diarréia, sede de líquidos frios.
YANG- agitação, extroversão, tensão, doença aguda, sensação de calor, corpo e membros quentes, euforia, agitação, fala incessante.


            O lado preto é o YANG que já contém uma semente do YIN, representado pelo círculo branco.
            O lado branco é o Yin, que contém o YANG, representado pelo círculo preto.
            Segundo os filósofos orientais, o yin e yang regem os 5 elementos da Natureza:
            Terra, Metal e Água (YIN), Madeira e Fogo (YANG). 
            Os signos também são influenciados por essas forças vitais- touro, virgem e capricórnio (elemento terra- duendes e gnomos) câncer, escorpião e peixes (elemento água- ninfas e sereias).
Áries, leão e sagitário (elemento fogo-salamandras) gêmeos, libra e aquário (elemento ar- silfos).
                                                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...