sábado, 14 de julho de 2012

MASSAGEM

Como vocês sabem, sou esteticista e as dúvidas mais frequentes é a respeito da drenagem corporal, ou a massagem drenante modeladora, pois bem, vou tentar esclarecer e se tiverem dúvidas, entre no meu e-mail que responderei com o maior prazer.
O que é a linfa???- é um líquido esbranquiçado (não contém glóbulos vermelhos), desempenha a função de transportar, também partículas sólidas, vírus e bactérias, e que percorre dentro do nosso sistema linfático.A linfa circula por um sistema de canículos ou capilares linfáticos que da periferia do corpo para o seu interior vão se juntando em vasos um pouco mais espessos (vasos linfáticos), com aspecto nodoso (como contas de colar).
Em algumas regiões dos canais linfáticos, há diversos nódulos linfáticos ou linfonodos (que chamamos de gânglios) como no pescoço, virilhas, axilas. Nesse nódulo há intensa produção de glôbulos brancos do tipo linfócitos (que produzem anticorpos), onde as bactérias, vírus, são devorados pela fagocitose.
O inchaço que às vezes surgem nas virilhas e axilas (ínguas) são sintomas de que pode haver uma infecção em curso. Os gânglios ficam inchados devido a essas atividades de combate a infecção. Portanto o Sistema Linfático além de ser um sistema de drenagem do fluído tissular que não foi reabsorvido pelos capilares, faz parte do nosso sistema de defesa (Sistema Imunológico).


Qual a ação da massagem sobre o organismo?
-ação local- que pode ser tonificante, ou seja, a circulação sanguínea está sendo estimulada, o que aumenta o metabolismo celular, a aceleração metabólica intensifica a nutrição e a desintoxicação celular, mantém músculos e peles elásticas em bom estado funcional. Esta ação virá do resultado de manobras estimulantes.Pode ser ainda drenante que resulta do aumento da circulação de retorno tanto no que se refere à circulação venosa como linfática.Ou por fim pode ser calmante que advém de manobras suaves de deslizamento e de vibrações.
A ação local atinge a pele (efeito mecânico), a circulação sanguínea geral, a circulação linfática geral e a produção sebácea.A massagem provoca uma aceleração na descamação normal das células, o efeito descamante aumenta a receptividade da pele e facilita a função excretora.Age sobre a circulação sanguínea ativando-a ou acalmando-a, produz efeito de massagem vascular (vasodilatação, vasoconstrição). Normaliza a produção sebácea, pois o sebo retido nos folículos sobe até a superfície.A irrigação sanguínea é ativada através da massagem.
-ação geral- o sistema nervoso recebe estímulos através da massagem e esses estímulos podem ser relaxantes ou estimulantes, a massagem pode ter uma forte ação psicológica.


Indicação da Massagem:
-Melhora na circulação sanguínea, cãimbras, após engessamento, obesidade leve, celulite, tensão, relaxamento e pré e pós cirúrgico( com indicação médica).


Contra Indicação da Massagem:
-Sobre ferimentos, erupções na pele, reumatismo, extrema idade, hipertensos, cardíacos, renal crônico, flebites.


A massagem tem efeito sobre a pele, sobre o tecido celular subcutâneo, efeito sobre os músculos e efeito sobre a circulação sanguínea e linfática.


O objetivo da massagem estética é o profundo relaxamento, a manutenção do tônus muscular, a manutenção da circulação sanguínea e a desintoxicação dos tecidos e a drenagem dos líquidos tóxicos.
Os tipos de massagem estética são: modeladora, revitalizadora, relaxante, anti-celulite e drenagem linfática.


Você sabe qual o seu tipo físico???


Tipo Ginóide-ombros estreitos, quadris largos, coxas e tornozelos grossos.
Tipo Andróide- ombros largos, braços grossos, busto volumoso, quadris estreitos, coxas finas e tornozelos finos.
Tipo Adiposo- é o nosso obeso.


                             



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...